19 Janeiro, 2008

Sulfato de Glucosamina mais eficaz e seguro no tratamento da artrose


As diferenças entre o sulfato e o cloridrato de glucosamina estão patentes nos critérios de análise dos estudos realizados. O sulfato tem uma farmacocinética conhecida, um mecanismo de acção definido e tem vindo a demonstrar, de uma forma consistente, eficácia no tratamento da artrose e no alívio da dor. O benefício do sulfato de glucosamina no tratamento da artrose do joelho, enquanto medicamento de prescrição médica, está demonstrado em estudos de longa duração que comprovam não só o seu efeito modificador da doença como também de alívio da dor, o principal sintoma referido pelos doentes.Lucio Rovati, chefe do Departamento Clínico e de Investigação do grupo Rotta Research explicou, durante o Congresso Mundial de Osteoartrose que decorreu em Praga, qual a diferença entre a o sulfato de glucosamina, de prescrição médica na Europa e o cloridrato de glucosamina, suplemento nutricional nos EUA. Segundo o especialista, “embora similares, não falamos da mesma substância. O sulfato de glucosamina está testado, registado e foi submetido a rigorosos estudos de qualidade. O seu mecanismo de acção está perfeitamente claro e, por isso, podemos garantir o seu efeito benéfico no tratamento da artrose”, disse o investigador. Por isso, “as substâncias não devem ser confundidas e os seus efeitos devem ser analisados em separado”, diz o investigador, sublinhando que também os critérios de análise dos resultados dos estudos devem ser revistos. A biblioteca Cochrane revive e analisou recentemente todos os estudos realizados com esta substância e “concluiu que o sulfato de glucosamina original tem efeitos benéficos na diminuição dos sintomas e na modificação da estrutura articular, o que significa que é melhor que qualquer outra substância utilizada para o mesmo efeito”, explicou Lúcio Rovati. O investigador acrescenta ainda que “existem estudos realizados com o cloridrato de glucosamina mas que se revelaram no mínimo controversos, pois não é sabido como a substância é absorvida, qual a sua bio-equivalência ou qualidade”. Tratam-se, portanto, de produtos diferentes com funções distintas. “Nas doses em que é administrado, o sulfato de glucosamina desactiva vários genes responsáveis pela doença, inflamação, sintomas e destruição da articulação. Ou seja, bloqueia especificamente, as moléculas que destroem a cartilagem e a expressão da enzima que regula a inflamação”, explica o investigador. Desta forma, “o fármaco tem também um efeito sobre a inflamação, embora não directo, porque embora não bloqueie a actividade da enzima, limita a sua expressão”, concluiu Lucio Rovati.

Em, FARMACIA.COM.PT

17 comentários:

Ka disse...

Meu nome é kamilla, tenho 22 anos e possuo uma doença chamada Osteogeneses Imperfeita ou mais conhecida como ossos de vidro. Tenho muita elasticidade e a pouco tempo tive um problema no joelho.
Meu joelho sempre estalou muito,sentia dores, as vezes quando ia subir em degraus ele travava na rua e eu quase caia...A pouco tempo quando fui fazer esteira eu tive uma dor muito forte no joelho...Não conseguia andar nem ficar em pe devido a dor...A dor apenas passou com a utilização de anti-inflamatorios,joelheira,repouso de quase 1 mes e calminex pomada.
Fui ao medico e ele disse q isso foi causado pq meu joelho vai bem mais para tras do q o normal(parecido com pes de aves). Fiz ressonancia mas o exame diz q foi inconclusivo,ou seja, ñ conseguiu ver direito meu joelho...Não consigo andar um pouco mais ou simplesmente se o onibus quicar em algum quebra-mola q morro de dor.O q deve ser e sera q o sulfato de Glucosamina ajuda nas dores q ainda tenho? Agradeço desde ja pela atençao e aguardo uma resposta.

Bruno Moreira Campos disse...

Olá Kamilla,

Como tem uma perda de colagénio e densidade óssea as estruturas do joelho estão mais frágeis e instáveis. é difícil sem ver dizer o que é. A Glucosamina não alivia a dor.

Conhece este site? http://www.aboi.org.br

Anónimo disse...

Olá, meu nome é Elizabeth, tenho um filho com indicação de artroplastia nos quadris por conta de uma artrose avançada. Gostaria de saber se a Glucosamina só ou associada a Condroitina pode trazer algum benefício como alívio da dor, reconstrução da cartilagem ou algo parecido?
Obrigada.

Anónimo disse...

Marie, novamente!

Diga-me mediante o problema das cervicais / uncocervicartrose, poderei tomar Sulfato de Glucosamina natural, comprado na ervanária ou loja homeopática?

Obrigada!!!

Bruno Moreira Campos disse...

A glucosamina e condroitina não são analgésicos. Se o seu filho tem indicação cirúrgica de artroploastia e se existe uma patologia associada, e uma vez que esses produtos actuam a longo prazo e essencialmente não deixam avançar a degeneração, então acho que o indicado é seguir o conselho médico.

Bruno Moreira Campos disse...

Pode sim Marie.

Eduardo disse...

Meu nome e Marlene tenho 54 anos tenho artrose na carvical e osteofitos, hérnia de disco na cervical. E a coluna lombar sinto que não posso com certos movimento sinto fortes dores, no pescoço ombros e baços e nas pernas e pés, estava em uso de ,Mio Citalgam,Musculare 10 mg,Pamelor de 50mg ,que alivia as dores mas me deicham muito grogues,posso tomar a Glucosamina junto a estes medimamentos? O que me aconselha ,pois não estou mais suportando as dores comprometendo limitações dos movimentos,minhas articulacoçes dos ombros rangem muito não consigo certos movimentos. Me oriente e o obrigada. Um abraço...

styllusguaçui disse...

Meu nome e Marlene tenho 54 anos tenho artrose na carvical e osteofitos, hérnia de disco na cervical. E a coluna lombar sinto que não posso com certos movimento sinto fortes dores, no pescoço ombros e baços e nas pernas e pés, estava em uso de ,Mio Citalgam,Musculare 10 mg,Pamelor de 50mg ,que alivia as dores mas me deicham muito grogues,posso tomar a Glucosamina junto a estes medimamentos? O que me aconselha ,pois não estou mais suportando as dores comprometendo limitações dos movimentos,minhas articulacoçes dos ombros rangem muito não consigo certos movimentos. Me oriente e o obrigada. Um abraço...

Bruno Moreira Campos disse...

Pode tomar mas a glucosamina não é um analgésico. Não vai aliviar a dor. Se a terapêutica não está a ter o efeito desejado, tem de falar com o seu médico.

Cássia disse...

Olá, meu nome é Cássia. O meu marido está tomando sulfato de glucosamina 500mg manipulado, há alguns dias, por indicação médica devido a um desgate da cartilagem do ombro. Ele tem se queixado de dor estomacal e náuseas. Isto é um efeito colateral? Pode tomar um remédio tipo omeprazol para diminuir este incômodo? Agradeço a atenção

Bruno Moreira Campos disse...

A maioria das pessoas não manifesta efeitos secundários, mas quando estes existem, regra geral são transitórios. São sobretudo do aparelho gastrointestinal, no entanto, se os sintomas piorarem deve informar o médico.

Anónimo disse...

BOA TARDE. Minha mãe tem 53anos senti muitas dores entre os dedos das mãos e senti que está endurecendo e as vezes ñ consegue fechar os dedos e ném as mãos.Quero saber se esse medicamento ajudara a voltar a ter um pouco dos movimentos das mãos ela é um pouco obesa, a comida dela é normal mais muito pobre em frutas e tem mania de comer direto de madrugada é uma ex-fumante já fez mais de 15 cirurgia tem o intestino preguiçoso. Ela pode tomar o sulfato de Glucosamina? e como tomar?

Anónimo disse...

Olá.
Gostaria de saber se existe o uso profilatico da condroitina e glucosamina para uma pessoa saudavel, com historia familiar positiva para osteoartrose?

Grata

Bruno Moreira Campos disse...

Se não tem a doença diagnosticada, não vejo razão para tomar estes suplementos. Mantenha-se activa e coma de forma saudável. É a melhor forma de prevenção.

Anónimo disse...

Estou com muitas dores no joelho fiz uma ressonância que apresentou vários problemas tais como artropatia dgenerativa, tendinopatia etc. A médica pediu pra eu usar cloridrato de condroidina 1,5 + cloridrato de glicosamina 1,2. Fui orçamentar e algumas farmácias me explicaram que a receita está errada porque´não é cloridrato e sim sulfato e também as dosagens estão trocadas. Isso é verdade?

RoM4RYo disse...

Fiz uma cirurgia de Artrodese da subtalar em 2006, preciso saber se tomando este remédio pro resto da vida evitarei uma futura artrose no meu pé ou o mesmo irá se adaptar com estes dois parafusos e não precisarei tomar nada, pois perdi meu movimento lateral. Isto muito me preocupa? Grato Dr.!

Anónimo disse...

Queria saber qual os efeitos colaterais,pois sinto muita dor no estomago.

Para pré-marcações ou ouras questões também pode usar este formulário

Nome

E-mail *

Mensagem *