18 novembro, 2011

O que é a Osteopatia?

A Osteopatia é um sistema reconhecido de diagnóstico e tratamento, que tem como ênfase principal, a integridade da estrutura e da função do corpo. É distinta no facto que reconhece que a maior parte da dor e incapacidade sentida, advém de disfunções da estrutura corporal e/ ou de lesões na estrutura provocadas pela doença.


General Osteopathic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido).


A Osteopatia usa o aparelho neuromusculoesquelético para mobilizar os vários tecidos (articular, miofascial, nervoso, etc.) com o objectivo de criar mais harmonia, liberdade de movimento, promovendo o fluxo vascular e linfático, a viscoelasticidade dos tecidos, uma resposta neuroimune mais eficaz e uma modulação/ reequilíbrio do sistema nervoso.

É uma Terapêutica puramente manual e sem prescrição de fármacos.

O Osteopata é um profissional de saúde dos cuidados de saúde primários e possui conhecimentos profundos em várias áreas das ciências biomédicas, permitindo-lhe agir com a segurança do paciente em 1º lugar.

No início da consulta o Osteopata questionará o paciente sobre os seus sintomas e outras questões sobre a sua história clínica, seguindo-se um exame clínico exaustivo (neurológico, cárdio-respiratório, etc). Após esta 1ª fase da consulta, o Osteopata irá construir um diagnóstico clínico e/ ou um diagnóstico apoiado num raciocínio Osteopático (centrado no paciente e numa inter-relação dos tecidos que afectam, ou podem afectar, o corpo como um todo e não apenas uma parte). 

O Osteopata pode precisar de apoiar o seu diagnóstico em exames complementares de diagnóstico e por isso aconselha-se o paciente a levar os seus exames. O Osteopata poderá ainda requisitar novos exames.

O tratamento, caso adequado, será feito ainda na 1ª consulta e de acordo com o raciocínio e princípios Osteopáticos. Então, é comum outras áreas do corpo serem observadas e também mobilizadas, que não aquela (s) apenas relacionadas com a queixa.

O paciente pode fazer-se acompanhar por uma pessoa. Um menor de idade terá obrigatoriamente de estar acompanhado por um tutor.








Sem comentários:

Enviar um comentário