19 dezembro, 2011

O que esperar da consulta?



A 1ª consulta inclui uma anamnese (história clínica do paciente), um exame clínico (que pode incluir o exame ortopédico, neurológico, cárdio-vascular, etc.), um exame Osteopático, a análise dos exames complementares, se houverem, um diagnóstico e o 1º tratamento. Normalmente dura 1h.
Os tratamentos seguintes podem ter a duração de 30 min a 45 min. Esta variação depende do diagnóstico, da condição do paciente e de outros factores intrínsecos do caso clínico.
Na consulta e respectivos tratamentos, pode ser pedido ao paciente que tire algumas peças de roupa ou que fique em roupa interior, por isto, é importante que o doente venha com uma roupa interior que se sinta confortável. É sempre salvaguardado o seu bem estar e pedido o seu consentimento. Após esta avaliação só fica descoberta a área que está a ser tratada.
Depois de um exame clínico e de um diagnóstico feito, o Osteopata inicia o respectivo tratamento usando um leque vasto de técnicas que actuam nos tecidos (articulares, muscular, fascial, visceral, neural, vascular e linfático), que varia consoante o diagnóstico e a sintomatologia, promovendo a regeneração celular, a reorganização músculo-esquelética e o reequilíbrio orgânico. O Osteopata possui conhecimentos profundos em várias áreas das ciências médicas, para poder fazer um diagnóstico diferencial e conhecer as contra-indicações.
No tratamento Osteopático podem devem ainda ser abordadas áreas como, a nutrição, ergonomia ou exercícios específicos. Sempre que necessário deve existir uma inter- acção com médicos, frequentemente com Reumatologistas, Neurocirurgiões ou Clínicos de Medicina Familiar, áreas para as quais a Osteopatia mais refere.
Nas consultas e tratamentos os pacientes podem fazer-se acompanhar por uma outra pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário